Ouça agora

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
O Dia na folia

Salvador
Quinta, 23 de fevereiro de 2006, 17h01  Atualizada às 19h21
Bono recebe camisinha do Ministério da Saúde
 
 Últimas de Salvador
» Secretaria contesta relação do biodiesel com quebra de trio-elétrico
» Ivete e Brown fecham o Carnaval no circuito Barra-Ondina
» Carnaval de Ivete Sangalo continua na quarta-feira
» Carnaval vira rave sob comando de Fatboy Slim
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O vocalista da banda U2, Bono Vox, elogiou o programa Vista-se de prevenção à DST e à aids do Ministério da Saúde durante o jantar na casa de Gilberto Gil nesta quarta-feira em Salvador, na Bahia. Bono também ganhou um kit com camiseta e preservativos.

» Gilberto Gil oferece jantar para Bono em Salvador

Segundo o ministro Gilberto Gil, Bono recebeu o presente com muita simpatia e afirmou que esse tipo de iniciativa é uma referência internacional. "Bono disse que está envolvido nisso (campanhas de mobilização e prevenção à aids) e tem procurado saber sobre a questão da DST no Brasil. Ele comentou comigo esta questão no avião vindo para Salvador", contou o ministro.

Depois do jantar, Gilberto Gil aproveitou para criar um jingle especial sobre prevenção de aids e uso de preservativo. "Já é Carnaval, ó cidade. Olha aí a camisinha, tem que usar. Carnaval, muito amor, muito prazer mas muita segurança também. Use a camisinha que ajuda para tudo isso. Para o amor, para o agarro. Ajuda o prazer mas ajuda a segurança", cantarolou Gil durante o evento.

Muitas celebridades compareceram ao jantar na casa do ministro da cultura e também falaram com a equipe da Agência Saúde sobre a importância de usar o preservativo. "Atenção juventude ouça a sua consciência e use camisinha", declarou o cantor Carlinhos Brown.

Já a cantora Ivete Sangalo lembrou que a folia de Carnaval deve vir acompanhada de responsabilidade. "Neste Carnaval, faça diferente, faça uma coisa especial. Se for fazer alguma gracinha, use camisinha", ressaltou a baiana.

Bono Vox também é conhecido por divulgar as causas humanitárias como a luta contra a aids no mundo, uma das Metas do Milênio da ONU.

O programa Vista-se foi lançado no ano passado e faz parte da campanha de mobilização social do Ministério da Saúde na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids, reunindo artistas, organizações não governamentais, governos estaduais e municipais.

Neste Carnaval, o Ministério da Saúde reforçou o movimento e está distribuindo 25 milhões de camisinhas extras somente nos dias de folia, em todos os estados do País. É mais que o dobro do que foi distribuído no ano passado, cerca de 11 milhões.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado em dezembro de 2005 pelo Programa de DST/Aids, os casos acumulados desde o início da epidemia, na década de 80, até junho de 2005, somam 371.827 pessoas infectadas. A taxa de incidência (número de casos novos) manteve o índice de 17,2 casos por 100 mil habitantes.
 

Redação Terra