Ouça agora

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
O Dia na folia

Salvador
Domingo, 26 de fevereiro de 2006, 08h27  Atualizada às 08h40
Para Bruno Barreto, Carnaval de Salvador evoluiu como o cinema
 
 Últimas de Salvador
» Secretaria contesta relação do biodiesel com quebra de trio-elétrico
» Ivete e Brown fecham o Carnaval no circuito Barra-Ondina
» Carnaval de Ivete Sangalo continua na quarta-feira
» Carnaval vira rave sob comando de Fatboy Slim
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cineasta Bruno Barreto voltou ao Carnaval de Salvador depois de 30 anos e comparou o passado e o presente da festa com o próprio desenvolvimento do processo cinematográfico.

Três décadas atrás ele filmou o clássico do cinema nacional Dona Flor e Seus Dois Maridos na Bahia.

"Hoje o Carnaval é em cinemascope, dolby stereo. Antes, era em tela quadrada, em mono", disse o diretor na noite de sábado à Reuters, depois de descer do trio elétrico Expresso 2222, onde Daniela Mercury o homenageou.

A cantora baiana, que pegou o cinema nacional como tema de seus figurinos e da decoração de seu camarote, fantasiou-se no sábado de Dona Flor. Ela levou no trio os atores globais Malvino Salvador e Rodrigo Pavanello, da novela Alma Gêmea, que faziam as vezes dos dois maridos do filme de Barreto.

O longa, lançado em 1976 e baseado no famoso livro de Jorge Amado, foi recorde de bilheteria e tinha no elenco Sônia Braga no papel principal, além de José Wilker e Mauro Mendonça.

"Daniela é uma cinéfila, obcecada por cinema", disse Barreto, no camarote da cantora. Ele está hospedado na casa dela. "Ela tem uns livros de cinema que nem eu tenho. E olha que eu tenho muitos."

O cineasta, que fez também O Que é Isso Companheiro? e O Casamento de Romeu e Julieta, afirmou que está preparando um novo longa, que será uma versão ficcional do documentário Ônibus 174, de José Padilha, de 2002.

A produção está em período de selecionar elenco. "Quero atores desconhecidos", disse. As filmagens devem começar entre junho e julho, com lançamento previsto para março de 2007.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.