Ouça agora

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
O Dia na folia

Salvador
Terça, 28 de fevereiro de 2006, 18h02  Atualizada às 19h14
Xodó de Lula, biodiesel deixa Timbalada a pé
 
Vagner Magalhães
Direto de Salvador
 
 Últimas de Salvador
» Secretaria contesta relação do biodiesel com quebra de trio-elétrico
» Ivete e Brown fecham o Carnaval no circuito Barra-Ondina
» Carnaval de Ivete Sangalo continua na quarta-feira
» Carnaval vira rave sob comando de Fatboy Slim
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A quebra do trio Axé & Cia, da Timbalada, durante a passagem de ontem pelo circuito Campo Grande, foi provocada por incompatibilidade entre o sistema hidráulico do gerador de energia com o biodiesel, combustível adotado por dez trios-elétricos no Carnaval de Salvador deste ano. O biodiesel é misturado ao óleo diesel tradicional e tem como maior vantagem ser menos poluente.

O combustível, que vem sendo desenvolvido no Brasil e é uma das apostas do governo Lula, é biodegradável e pode ser obtido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. No País, espécies como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja estão sendo testadas.

O problema acabou gerando um grande atraso na programação de ontem, já que durante a apresentação da Timbalada o carro parou por três vezes. Em comunicado, o grupo pediu desculpas aos associados do bloco.

No início deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o biodiesel fará "uma revolução na geração de empregos, sobretudo para a agricultura familiar". Lula destacou que o investimento no novo combustível provocará uma diminuição na importação de petróleo e melhorará a qualidade do ar nas grandes cidades.
 

Redação Terra