Ouça agora

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
O Dia na folia

Recife Olinda
Sábado, 25 de fevereiro de 2006, 16h35 
Galo da Madrugada reúne 1,6 milhão em Recife
 
Mariana Barboza
Direto do Recife
 
Mariana Barboza/Terra
Maior bloco do mundo homenageou a Seleção Brasileira
Maior bloco do mundo homenageou a Seleção Brasileira
 Últimas de Recife Olinda
» Bonecos gigantes reúnem 800 mil pessoas em Olinda
» Paola Oliveira deixa namorado em hotel e cai na folia em Olinda
» Cauã Reymond faz festa solteiro e sozinho em Olinda
» Foliões prestigiam Noite dos Tambores Silenciosos
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Galo da Madrugada repetiu o sucesso de 28 anos e empolgou cerca de 1,6 milhão de foliões em Recife neste sábado de Carnaval, segundo estimativa da Polícia Militar. A multidão escolheu as cores da seleção brasileira para dançar ao ritmo do maior bloco do mundo, segundo o Guinness Book. A Copa do Mundo é o tema deste ano da festa.

» Veja fotos da multidão no Recife

O presidente do bloco do Galo da Madrugada, Enéias Freire, garantiu que, se a Seleção Brasileira conquistar o título na Copa, o Galo irá desfilar em junho.

Durante mais de seis horas, os foliões tomaram os 5 km do percurso, aumentado neste ano em 1,5 km, mas pouca gente conseguiu realmente caminhar por toda a região.

Os 30 trios elétricos, semelhantes aos carros do Carnaval baiano, é que realmente percorreram o caminho, levando música e animação para a multidão que usou todos os lugares possíveis para curtir a folia. Marquises, sacadas e lojas viraram camarotes improvisados.

Para aliviar o calor, moradores de andares mais altos dos prédios dos bairros de Recife e Recife antigo jogaram baldes de água nas pessoas. Mangueiras também foram acionadas.

As ruas dos bairros centrais de Recife ficaram abarrotadas de gente, assim como o ponto máximo do bloco, na Avenida Guararapes, de frente para a ponte onde está o boneco do Galo, de 35 metros de comprimento. No local, ficam os grandes camarotes, inclusive o da prefeitura.

A concentração para o Galo iniciou por volta das 9h da manhã e, às 11h, os pedestres não podiam mais movimentar-se pelas ruas onde os trios passavam. Depois do meio-dia, os trios começaram a chegar a Guararapes, como previa a organização do evento.

As músicas do Galo
Enquanto Salvador é tomada pelo axé e o Rio de Janeiro segue o samba, os foliões do Galo da Madrugada ouvem frevo, as canções tradicionais de homenagem à festa e as velhas marchinhas de Carnaval. A música "Galo, eu te amo" e o hino do Galo, com o refrão "Ei pessoal, vem moçada. Carnaval começa no Galo da Madrugada", são as que provocam maior resposta.

Entre clássicos como "Ó, abre alas", "Teu cabelo não nega", "Jardineira", "As pastorinhas" e "Mamãe, eu quero" a multidão se empolgou com músicas mais provocativas como "Pega na minha cobra". Os cantores dos trios que puxam a festa também arriscam versões de músicas pop no formato frevo, como "Vem chegando o verão", conhecida na voz de Marina Lima, e "Menina Veneno", de Ritchie.

As marchinhas combinam com as máscaras e fantasias vestidas pelos foliões de Recife e com a serpentina e confete jogados das janelas dos prédios que estão no percurso do Galo.

Comidas do Galo
Para agüentar as quase dez horas de festa sob o sol escaldante, os foliões apostam em petiscos e comidas nordestinas. Os recifenses indicam a macaxeira com carne de sol do restaurante da Noca, em Olinda, fonte de carboidratos.

A carne de sol pode ser encontrada em palitinhos de banquinhas em cada esquina. O caldinho de camarão também é indicado para repor a energia. * A jornalista viaja a convite da Prefeitura de Recife
 

Redação Terra