Ouça agora

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
O Dia na folia

Recife Olinda
Terça, 28 de fevereiro de 2006, 02h41 
Foliões prestigiam Noite dos Tambores Silenciosos
 
Mariana Barboza
Direto do Recife
 
Mariana Barboza/Terra
Cantor de Maracatu se apresenta na Noite dos Tambores Silenciosos
Cantor de Maracatu se apresenta na Noite dos Tambores Silenciosos
 Últimas de Recife Olinda
» Bonecos gigantes reúnem 800 mil pessoas em Olinda
» Paola Oliveira deixa namorado em hotel e cai na folia em Olinda
» Cauã Reymond faz festa solteiro e sozinho em Olinda
» Foliões prestigiam Noite dos Tambores Silenciosos
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Os moradores e foliões de Recife disputaram cada lugar das ruas estreitas do Pátio do Terço para assistir à Noite dos Tambores Silenciosos no Bairro de São José. Caetano Veloso, que tem prestigiado o Carnaval recifense desde o Galo da Madrugada, também estava lá, no camarote da prefeitura para acompanhar o ritual que mistura a tradição do candomblé com os maracatus.

» Veja fotos da apresentação

No total, 11 nações de maracatu de baque virado se apresentam, com seus músicos e figuras religiosas, no palco montado em frente à Igreja do Terço, local onde muitos escravos negros morreram, segundo relatos históricos. A nação Estrelha Brilhante de Igarassu, fundada em 1824, é considerada a mais antiga do Brasil. Cada uma traz em média de 25 a 30 integrantes com a preocupação de não lotar o pequeno largo.

O ritual mistura cânticos, tambores, dança afrobrasileira e elementos religiosos do candomblé. Após a apresentação de todos os grupos, um momento de silêncio é feito para a reverência da cerimônia aos mortos. Neste momento, não são permitidas fotos, de acordo com a tradição religiosa do candomblé.

A Noite dos Tambores Silenciosos foi criada, em 1968, pelo sociólogo Paulo Viana, estudioso das questões negros e conhecedor do universo religioso de Recife, segundo informações da historiadora Carmem Lélis, da Secretaria de Cultura do Recife.

* A jornalista viaja a convite da Prefeitura de Recife
 

Redação Terra